Vamos ao parque?

Parque infantil, lugar onde levamos as nossas crianças para poderem correr, saltar, sujar, cair (conjunto de verbos que nos deixa com pele de galinha quando praticam em casa)...e fazer amigos (partilhar o espaço e brinquedos já é uma meta boa). Ora bem, tudo isto é muito didático e tal, quando as crianças são bem educadas e estejam na companhia de adultos responsáveis.

Nestes dias tenho ido ao parque com a princesa mais velha (a mais nova também vai mas não usufrui da brincadeira) e tenho observado muito as crianças que lá passam. Há os tímidos, que não largam os pais e estes até vão andar de baloiço com eles; os despachados, que metem conversa com todos (adultos e crianças); os que partilham, ainda o outro miúdo nem pediu e já está o brinquedo emprestado; e os rufias, acham que podem e mandam , principalmente junto dos mais pequeninos.
Pois é desta espécie que trata esta história. Num destes dias de ida ao parque, a bela Sofia quis andar num baloiço que tem uma espécie de forte com obstáculos e acaba num escorrega. Até aqui tudo normal. Mas nesse escorrega habitavam por lá uns rufias (deviam ter uns 6/7 anos) que obstruíam a passagem dos restantes miúdos (paravam à entrada do escorrega ou subiam-no) e os mais pequenos sentiam-se intimidados a escorregar. Como mãe civilizada, pedi aos rufias que deixassem a Sofia passar para ela escorregar. Contrariados, lá deixaram. Isto repetiu-se diversas vezes....até eu convencer a princesa que devia andar noutros baloiços pois já tínhamos chegado à parte em que havia uma guerra de sapatos entre eles, dentro do forte, e para não ser atingida e partir para a violência, decidi afastar-me. Agora perguntam: onde estão os pais destes miúdos? Sentadinhos nas mesas de piquenique, a comer e a pôr a conversa em dia....sim senhor. Por mim, podem fazê-lo à vontade, desde que controlem o que os filhos fazem.
Deve ser defeito de profissão, mas acho que quando estamos com as crianças no parque (ou noutro local), há que estar atentos ao que fazem (expressão "Um  olho no burro, outro no cigano" é útil aqui), quer façam uma peripécia espetacular (descer pelo varão...UUAAUUHH) ou estejam a fazer asneira ou apenas a criar tensão com outros miúdos. Pais, tomem atenção aos vossos filhos para que o ambiente seja agradável para todos....eu mantive a calma (por dentro a vontade era castiga-los) mas há sempre quem não leve isto na "desportiva".

Brincar é bom, partilhar também...vamos cultivar isto, sim?!

A brincar sem os rufias por perto 😌
 Kiss and hug,
Carmo

0 comentários:

Enviar um comentário