O lado negro...

Podia ser um título para iniciar uma discussão sobre a saga da Guerra das Estrelas e o "lado negra da força"... Não. Vamos falar sobre o "lado negro das crianças". Ah pois é! Isto da maternidade é muito bonito, cor-de-rosa , sorrisos e abraços...mas ninguém nos prepara para o lado "cinzento" : sono, birras e uma personalidade vincada (três pontos que por aqui em casa andam no top).


Sono: aquilo que todos os adultos de bom senso gostam e até gostavam de dedicar mais tempo (mas houve alguém que inventou o despertador). As crianças não. Lutam contra ele desde que saem do nosso útero (estou a dar dramatismo a isto). Nós, pais, incentivamos e fazemos tudo para que eles durmam: dar colo; dormir na nossa cama; contar histórias; fazer festinhas...um leque de soluções manhosas para que eles descansem e nós também.
Todos nós tentamos manter a calma, tal como os Jedi, e meditamos, dizemos mantras, mas ao fim de umas horas nesta tentativa de adormecer, uma pessoa perde os sentidos. Eu que sou a personificação de um Jedi (transbordo paciência), tem dias que perco a razão: grito, esperneio e choro...depois acalmo e volto novamente ao ciclo. A Sara está aprender a regular os sonos, mas luta até à última para fechar os olhos e adormece ao colinho. A Sofia adormece na cama, com a nossa presença e com festinhas no cabelo...mas demora a fechar o olho (conversa, brinca...ai a minha sina).
Um livro que me ajudou a ensinar a Sofia (também vou seguir com a Sara) a adormecer sozinha na sua cama foi este :


Tem dicas muito boas e que comigo resultaram (a Sofia tinha uns 7/8 meses). Vale a pena 😌

Birras: um monstrinho que aparece sem avisar, mesmo que as crianças estejam no paraíso. Podemos ter o filho mais bem educado, inteligente, bem-humorado do Mundo...mas ele irá fazer birras. Nós, pais, só pedimos que elas não apareçam em locais públicos ou que sejam daquelas controláveis só com o olhar (aquele olhar matador e autoritário, sabem?!).
Todos sabemos que as crianças fazem birra para mostrar a sua frustração, medo, ansiedade...mas às vezes fazem-no só para nos irritar, certo? Como é que eles conseguem arranjar situações para despoletar uma birra, quando se estão a divertir? Por mais atividades que façamos e lugares giros que visitamos, ela aparece sempre. Porquê? Ainda não tenho resposta...continuo na busca dela.
A Sofia está numa fase de  "personalidade vincada". Gosta muito de contrariar e de dizer "eu quero", e isto atrai a birra quando nós não fazemos a vontade. Ui...é uma cena dramática, digna de Hollywood. Tentamos combater com diálogo e negociação (aprendemos com o FBI), mas às vezes temos que ameaçar com castigo (e concretizamos). Nem quero imaginar quando as birras vierem aos pares (a Sara certamente se juntará à irmã).
Há outros métodos? Talvez. Mas a maternidade é uma constante aprendizagem e não há receitas milagre, cada criança é diferente e cada pai deve arranjar a melhor estratégia para lidar com isso (antes de ficar maluquinho).
Para me ajudar nesta fase ( e nas futuras também), comprei este livro:

Ainda não li, mas fiquei atraída pela palavra MAGIA. Será que me vou transformar num Luís de Matos? Eu depois dou-vos o feedback 😌

Kiss and hug,
Carmo

P.S: A maternidade tem diversas cores, a minha hoje está um pouco cinzenta porque demorei 1h30min adormecer a Sofia (estou a escrever isto à 1h da madrugada).


0 comentários:

Enviar um comentário