A mais velha

Com o nascimento de um bebé e existindo já uma criança no seio dessa família, há sempre as famosas frases: "Agora tens de ser responsável e ajudar com o bebé"; "Vais tomar conta da mana."; "Já és crescida, vais ajudar a mãe"... mas vamos relembrar que a criança em questão não é maior de 18 anos, ainda nem sabe prenunciar a palavra "responsabilidade". É UMA CRIANÇA! Sei que as pessoas não fazem por mal, tentam fazer isto para "preparar caminho" para o novo elemento da família, mas para isso estão cá os pais.
Falando da minha experiência, nós (eu e o maridão) conversámos com a Sofia sobre a mana, mas de forma casual e descontraída...quando nos lembrávamos ou quando ela puxava o assunto. Levámos tudo com calma, mesmo que por dentro tivéssemos receio da reação dela, sem demonstrar expectativa ou excitação. A Sara nasceu e a reação foi das melhores...não houve regressões nem comportamentos estranhos. A Sofia continuou a ser a Sofia. As birras mantiveram-se, os momentos de fofice mantiveram-se.... Ciúmes?! Claro que existem, mas são saudáveis (devem querer filhos perfeitos :)
Embora seja a "mana mais velha" ("uma crescida" como ela diz), não podemos esquecer que ainda é um bebé de 3 anos...irá precisar de colinho, miminho, surpresas e atenção. Não precisa que a tratemos como adulta responsável e deixá-la a cuidar da irmã. Precisa que a continuemos a tratar como a nossa menina furacão...Não me esqueço de umas palavras que uma colega me disse: " O bebé não saberá se estás a dar muita ou pouca atenção, mas a mais velha já percebe e irá cobrar se a deixares de parte", e tinha razão, por isso, sigo este mantra.
Como despachada  e curiosa que é, a Sofia quer sempre ajudar: é a dar banho (embora o interesse seja mexer na água); trocar a fralda (o interesse é mesmo mexer nas toalhitas e no creme); preparar a biberão (é giríssimo contar as colheres de leite em pó)...tudo tem uma segunda intenção mas o que conta é a vontade e iniciativa dela. Nós não pedimos nem exigimos nada (ok, às vezes pedimos que baixe o "volume" quando a mana esta dormir), apenas a orientamos quando achamos que pode magoar a mana, mas sabemos que não é por mal. Para a Sofia a Sara é um boneco real e por vezes não mede a força quando a quer pegar ao colo ou "obriga" a irmã a dançar ou a olhar para ela (a Sofia é uma "one woman show").
Tudo tem um tempo e elas irão crescer e aprender lado a lado, passar os momentos bons e maus. Creio até, que os únicos que irão sofrer com isto são os pais, pois estas meninas serão uma dupla marota :)
Uma mini bebé


Uma bebé crescida
Kiss and hug,
Carmo

0 comentários:

Enviar um comentário