O inimigo

Qual o grande inimigo das mulheres que acabaram de ser mães? O pós-parto! Esse belo estado de graça, onde só adoramos os nossos bebés. NOT! Existem diversas coisas a acontecer durante este período e algumas delas não nos favorecem (hormonas no seu auge). Comecemos:

Peso: não pensem que lá porque a criança já saiu, vocês vão recuperar a vossa cinturinha do dia para a noite como a Carolina Patrocínio. Moderar a alimentação (durante a amamentação é um desafio), beber MUITA água (façam o que eu digo e não façam o que eu faço) e fazer caminhadas...até poderem começar a fazer exercício a sério (recomendado pelo vosso médico e existem diversos exercícios pós-parto). São algumas dicas que vou podem ajudar 😊.

Cabelo: aquele cabelo saudável, brilhante, sedoso (estilo cabelo Pantene) vai abandonar-vos. Comecem a pensar em shampoo fortificante e anti - queda pois ele vai enfraquecer e cair sem dó nem piedade. Se recolhesse o cabelo da minha escova e o vendesse, já estava rica (ok, se morasse na Índia).

Mamas: fonte de alimento, que ao fim de algum uso, vai precisar de alguma manutenção. Independentemente do tempo que usarem para este fim (1, 4, 6, 10, 12 meses, vocês é que sabem), elas vão ficar moles, descaídas e com estrias. Nalguns casos, mamilos sensíveis e com gretas (eu depois conto as minhas experiências, mas não sou exemplo para ninguém). Apostem num bom creme para hidratar os mamilos (eu usei Medela Purelan nas duas gravidezes) e reafirmante de maminhas ( o melhor é um balde de reafirmante para o corpo inteiro 😉).

Humor: este pode dar cabo da vossa relação, por isso, avisem já e preparem os vossos namoridos para esta fase negra, sem data para acabar. Vão ter dias que choram só de olhar para um pedaço de pão ou que gritam por tudo e por nada (nesses dias, voto de silêncio para os homens). O chamado Baby Blues pode manifestar-se em diversos graus, depende das mulheres e da sua capacidade de gerir isto e também do apoio que recebe (meninos, toca a fazer massagens todos os dias e pequeno almoço à cama...fica a dica 😄). Esta fase pode levar-vos a uma depressão pós-parto, por isso, procurem ajuda e não tenham vergonha, cuidar de um bebé não é fácil.

A lista não acaba aqui. A minha experiência fez me passar por estas, mas, cada mulher é diferente.

Olheiras e camisa de amamentação, moda pós-parto (esta é a Sofia)


Kiss and hug,
 Carmo

0 comentários:

Enviar um comentário